Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

"The Simpsons Movie"



"... the best kiss of your life... SO FAR"


E pronto. Acabou a espera. Quase 20 anos depois, os Simpsons chegam ao cinema numa altura em que perderam um pouco o fôlego no formato televisivo. E que bem que eles se portaram.

Finalmente os Simpsons voltaram a arriscar, a dar que falar, a não ter medo de ofender. Conseguiu-se voltar a sentir aquilo que há muitas temporadas não se sentia ao ver um episódio. Voltaram a ser irreverentes, satíricos e inteligentes, sem nunca cair do humor de casa de banho de séries como "American Dad" ou mesmo "Family Guy".

Desde Bart bêbado num motel rasca a queixar-se por não ter um modelo paternal decente (já para não falar da sua cena de nudez explícita), até à nova paixão de Lisa, passando pela amor proibido e destrutivo de Homer por um porco, há tanto para ver neste filme e tão bons momentos que nem por um segundo se nota que este é um filme de 88 minutos. As gags são tantas e sucedem-se de forma perfeita que demonstram bem um dos principais atributos da série como programa de humor: o timing cómico perfeito.

Mas tal como a série nos tentou sempre demonstrar ao longo dos tempos, ser irreverente não é sinónimo de não ter coração. E aqui, mais uma vez a série parece recuperar o espírito dos episódios. No fim, e contra todas as contrariedades, a família mostra-se unida e sentimos verdadeiramente todo o carisma da família Simpsons em cenas de surpreendente densidade emocional.

No entanto, se é de aplaudir o esforço que a equipa fez por trazer de volta toda a mitologia Simpsoniana (não só através dos personagens mas também das auto-referências - afinal de contas são 400 episódios!!!)), às vezes parece que esticam demasiado a brincadeira. Sim, aparecem praticamente todas as personagens (excepto aquelas que morreram, ou aquelas cujo o dono da voz morreu - como Phil Hartman e os seus Lionel Hutz e Troy McClure), mas as cenas em que alguns deles aparecem soam algo forçadas. E... o que é feito de Sideshow Bob? Um dos meus personagens favoritos que nem lá põe os seus "grandes" pés? (mas pronto, eu perdoo!)

"The Simpsons Movie" não é o filme animado do ano (existe um pequeno rato cozinheiro que vai levar todos os prémios), mas é o melhor filme animado do ano que não é da Pixar, e uma lição de irreverência para "Shrek", esse sim perdeu o fôlego.

De que estão à espera? É o filme dos Simpsons, sem tirar nem pôr!

(8/10) * * * *

9 comentários

Comentar post