Por JBM | Quinta-feira, 11 Fevereiro , 2010, 19:04


Uma das notícias dos últimos dias prende-se com a saída da Blockbuster (a maior cadeia mundial de aluguer de filmes) de Portugal. Ao que parece a empresa culpa a pirataria pelos sucessivos decréscimos da facturação e a consequente saída do território nacional. Eu como um antigo grande frequentador de clubes de vídeo não posso deixar de lamentar o sucedido, mas acredito que a culpa é tanto da pirataria como de um modelo de negócio que não se soube adaptar a um novo paradigma audio-visual.

Vamos lá entrar no nosso Delorean particular e recuar até aos anos 80 e 90. O Schwarzenegger era rei e senhor do box-office, só existiam 2 canais de televisão (ou no máximo 4), o VHS era o formato de vídeo caseiro por excelência (e nem sequer lhe chamávamos VHS... eram apenas "cassetes de vídeo"), o tempo que os filmes levavam a chegar das salas de cinema ao formato caseiro podia ser de mais de um ano, e antes de serem colocadas à venda tinham 2 ou 3 meses em que só se podiam alugar. Nessa altura os clubes de vídeo eram um aspecto de culto da cultura cinéfila de todo o mundo e fazia todo o sentido que assim fosse.

Agora vamos regressar a 2010. Compram-se dvds por 2 ou 3 euros nos supermercados; os filmes estão em dvd pouco depois de sairem das salas de cinema (e com o acesso fácil às lojas virtuais norte-americanas por vezes até podemos adquirir um filme antes de estrear no nosso país); serviços como o Netflix permitem descarregar filmes directamente para o disco-rígido no nosso computador (para não falar dos video on demand da Zon e do Meo). Tudo isto é legal e perante tudo isto o modelo de negócio da Blockbuster é de um arcaísmo aberrante. O mundo moderno está em constante mudança e não perdoa o sedentarismo comercial.

 

Mas claro, culpar a pirataria é mais fácil.

tags:

Nekas a 11 de Fevereiro de 2010 às 19:58
Sim tens a razão total!
A Blockbuster viu a concorrência a nascer à sua volta e não evoluiu!

O sedentarismo comercial não perdoa!

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

iGama a 11 de Fevereiro de 2010 às 20:10
Concordo, a Blockbuster não se soube adaptar.

Quem é que vai "perder tempo" a sair de casa para alugar um filme quando, a distancia de um click, pode alugar pela Zon/MEO/Clix? E ainda por cima há N canais de filmes 24 por dia + Video On Demand de alguns filmes gratuitamente.

Dizer que a culpa é da "pirataria" é mesmo um clixe moderno pronto...

Alarka a 11 de Fevereiro de 2010 às 20:28
Os senhores da BlockBuster não devem ter ouvido a "They Times Are A-Chagin'" do Bob Dylan.

JBM a 12 de Fevereiro de 2010 às 01:15
Bela música, por sinal. :)

Phil a 11 de Fevereiro de 2010 às 20:39
A questão para o Blockbuster é ainda mais grave, quando incluimos o cenário nos EUA. Se em Portugal não se soube adaptar...nos EUA, a situação é mais grave e aberrante. Com o sucesso do Netflix, qual foi a reacção do Blockbuster? Não foi...e por isso, é a própria companhia que continua em risco...

Continuo a achar piada o facto destas entidades nunca, mas nunca fazerem referência ao comércio legal de DVDs e Blu-rays, aos videoclubes do Meo e Zon, a função DVR das respectivas boxes e claro, a existência de um conjunto de canais, só dedicados a filmes. É oferta legal é tanta e a culpa é da pirataria...quem insiste neste argumento, não tem mesmo noção da realidade actual dos media e por isso, o melhor que tem a fazer é sair...

Lamento que, no meio desta história, se esteja a falar de um conjunto de despedimentos...isso sim, é muito chato!

JBM a 12 de Fevereiro de 2010 às 01:13
Isso é que é a pior parte, os despedimentos... Na actual conjuntura económica não é mesmo nada bom. :(

romudas a 11 de Fevereiro de 2010 às 21:23
Ora aí está O ponto de vista. O problema, no caso da Blockbuster, foi mesmo a inércia. Despedem as pessoas e dizem-lhes que a culpa é do torrent, quando o culpado é a própria empresa.

Estava para escrever um post sobre o assunto, mas agora já não pode ser. Dizes tudo o que eu era para dizer, mas sem andar de Delorean, confesso. Abraço

JBM a 12 de Fevereiro de 2010 às 01:12
Oh... mas a parte mais divertida é mesmo a viagem de Delorean. :) Abraço.

Paulo Elias a 12 de Fevereiro de 2010 às 01:03
Eu concordo com algumas das vossas ideias é certo...
É logico para mim como para voces que o negocio da blockbuster n evoluiu e sim eles estão a pagar um perço merecido. Mas penso que todos sabemos das centenas ou milhares de DVD's piratas que sao vendidos em Portugal por dia em inumera feiras ou simples vendedores de rua. Se por um lado a empresa tem mts culpas daquilo que esta a passar, nao é menos verdade que a pirataria tb tem as suas...

JBM a 12 de Fevereiro de 2010 às 01:14
Mais do que a pirataria das ruas, acho que o pessoal da Blockbuster se estava a referir à pirataria caseira (torrents e afins).

T-666 a 12 de Fevereiro de 2010 às 04:23
Como são três artigos, vai só os títulos e respectivos links:

"Some Terminator news that might help you sleep at night"

http://tinyurl.com/ycd95d4


"EXCLUSIVE: Wisher's Take On 'Terminator'"

http://tinyurl.com/yfutc6s


"'Terminator' rights go to hedge fund despite objections by Sony, Lions Gate (updated)"

http://tinyurl.com/yjdwnwy

jonasnuts a 12 de Fevereiro de 2010 às 11:27
Este post está em destaque na Homepage do SAPO, sítio do costume :)

JBM a 12 de Fevereiro de 2010 às 23:30
Eheh. Muito obrigado. :)

Alguém a 12 de Fevereiro de 2010 às 14:10
A Blockbsuter cavou o seu próprio buraco. A pirataria pode ter a sua cota parte de responsabilidade, mas não é certamente a única responsável pelo fecho da Blockbuster. Fui, era, sou (não sei bem) cliente da Blockbuster, mas já à cerca de 2 anos que não vou lá alugar um filme, mas lembro-me perfeitamente que os filmes "novidade" de 1 noite tinha um custo salvo erro de 5€. Isso é uma barbaridade!! Actualmente um filme "novidade" na Zon custa 3,49€. Se posso alugar mais barato e sem sair de casa, qual a razão para ir à Blockbuster? Realmente, agora a pirataria serve de desculpa para todos os falhanços comerciais do audio-visual. Adaptem-se às exigências do mercado e baixem o preço das coisas! Um filme blue-rau custa 30€! Mas mas... Preferem vender 5.000 cópias a 30€, do que 50.000 a 5€, depois queixam-se! Ah e tal, a culpa é da pirataria!

Trabalhador Blockbuster a 14 de Fevereiro de 2010 às 01:30
Os filmes nunca custaram 5€ e se vendem blu-rays a 30€ não deve ser só culpa das lojas. As próprias distribuidoras causaram um problema a todos quando permitiram que houvesse oferta de DVDs em tudo quanto é produto. Compramos um sumo dão um filme, compramos papel higiénico dão um filme, Isto não é exagero. Como trabalhador da Blockbuster sei que a empresa falhou em modernizar, mas também não é o bicho mau que muitas vezes pintam. E o comunicado que saiu para a imprensa não foi escrito por ninguém da Blockbuster, mas sim da ACAPOR. A questão da pitataria foi por eles levantada. No meio disto estão em perigo mais 100 postos de trabalho mas nisso só se pensa depois

cricri a 12 de Fevereiro de 2010 às 19:00
E eu que também me acomodava com culpar a pirataria, pelo simples facto de achar imensa piada aos videoclubes.
Não tinha ainda visto as coisas por essa perspectiva.. mas a razão é toda!

Segue-nos
Procurar
Pesquisa personalizada


Rubricas






Sobre o autor
  • Facebook
    Encontra-me por aqui.
  • Twitter
    Segue-me aqui.
  • Google +
    Também ando por aqui.
  • Contacto
    jbmartinz[at]gmail.com

comentários recentes
Ás vezes fico parva com certas coisas que vejo esc...
Exatamente o que penso do filme. Não fosse a quími...
Sinceramente, como fã dos livros que sou posso diz...
Incrível.. nos vampiros ainda é tolerável que se a...
Pessoalmente, acho que este ano eles foram excelen...
Posts mais comentados
arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


Meta
 
 
 
 
 
 
web tracker