Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Oito anos de CINEBLOG

Foi há oito anos que publiquei o primeiro post no CINEBLOG, na altura alojado numa plataforma de blogues brasileira que já não existe (só me mudei para o SAPO em Novembro desse ano).

 Em 2003 a blogosfera nacional era um pequeno recanto obscuro na internet e os blogues de cinema contavam-se pelos dedos de uma mão. Da minha "infância" fazem parte o Antestreia, o Arquivos de um Cinéfilo e o Espigas ao Vento - estes dois últimos já não existem. Uns meses mais tarde apareceu o Cinema Xunga e o Pipoca Blog do Miguel LP. A partir daí a coisa nunca mais parou. Já vi grandes blogues nascerem e morrerem. Sinto-me um vampiro da cineblogosfera.

 Nessa altura a mecânica da coisa era muito diferente. Não existia o You Tube, por isso ver um trailer na web era uma tarefa praticamente impossível. Publicar uma mísera imagem era o cabo dos trabalhos.

Não existiam assim tantos servidores com vontade de alojar fosse o que fosse gratuitamente (lembram-se do Geocities e dos seus fantásticos 10 Mb de espaço para alojamento?) e os que existiam não serviam para muito porque ainda havia a preocupação de alojar tudo em servidores nacionais (o tráfego internacional disponível pelos ISP era de pouco mais de 1 Gb).

Nessa altura um download a um ficheiro de 700 Mb podia levar dias e fazia-se através de coisas como o emule ou o Kazaa (e para que conste, o mais parecido com uma rede social que existia era o IRC).

Por aqui falava-se do Brad Pitt para Capitão América, do Di Caprio para Iron Man e do Ashton Kutcher para Batman.

Curiosamente tenho saudades desses tempos.

29 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Passatempos

Encerrados

Na Garagem

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia