Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Assim se escrevia sobre Star Wars no Portugal de 1978

vintagestarwars.jpg

No final de 1977, Star Wars chegou a Portugal já com o título de recordista de bilheteira. Como tal, os responsáveis pelos cinemas portugueses aproveitaram para trazer de novo às salas o 2001: A Space Odyssey e tentar assim amealhar uns trocos extra à custa de uma eventual sessão dupla.

Um mês depois, foi lançada em Portugal a revista de cinema Isto é Cinema (da qual já tive ocasião de falar aqui), e como seria de esperar, esta sessão dupla peculiar foi um dos temas de destaque.

Apesar de não ter nenhuma crítica publicada (dava uma unha do pé esquerdo para ler a opinião do crítico que lhe deu a bola negra), a revista publicou dois textos que achei que valia a pena trazer para o estaminé (estamos a falar de textos com praticamente 40 anos, escritos numa altura em que a máquina de fazer dinheiro criada por George Lucas começava a dar os primeiros passos).

Perdoem-me a captura rudimentar (mas podem sempre clicar para ampliar. A vista agradece).

starwars texto1thumb.jpg

 

starwars texto2thumb.jpg

 

Como bónus aqui fica a tabela de estrelas, para terem uma ideia geral da receção que teve o filme em Portugal (aquela bola preta foi dada pelo então crítico de cinema José Camacho Costa. Sim, esse.)

estrelasthumb.jpg

 

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.