Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Brokeback Mountain





"It could be like this, just like this, always"


Apesar de este ser um dos filmes mais polémicos do ano, de uma coisa podemos estar seguros: Ang Lee tudo fez para se afastar da polémica e da demagogia barata, tratando esta história com toda a seriedade possível, e destruindo todo e qualquer estereótipo que a nossa sociedade insiste em atribuir à homosexualidade, mas sem nunca, ou quase nunca cair no vulgar (o quase explicarei mais tarde).

A história de amor, é única e verdadeiramente palpável, conseguindo a proeza de trazer algo de novo e refrescante, a esse tema tantas vezes levado a público, e aparentemente saturado, que é o "amor proíbido".

Algo só ao alcance da sensilidade bem acima da média de um cineasta como Ang Lee, que nos traz uma película cheia de detalhes e observações, que apesar de por vezes nos parecerem imperceptíveis, servem para demonstrar a grandeza e profundidade da relação entre estes dois homens, estudando não só o amor de um ponto de vista lírico, mas também de um ponto de vista existêncial, de realização pessoal, analisando e desmontando sentimentos como a frustração e a desilusão de alguém que teve que construir toda uma vida regendo-se pelo binómio falsidade/necessidade.

E se Ang Lee, está mais uma vez irrepreensível, o mesmo de pode dizer de Heath Ledger, a verdadeira cara da frustração de uma existência incompleta e conflituosa, que é a grande figura de todo o filme, isto claro sem tirar o mérito a Jake Gyllenhaal, cada vez mais um actor a ter em conta.

Também a ter em conta é o extraordinário trabalho de Rodrigo Prieto... um verdadeiro espectáculo visual de contemplação e adoração da Natureza e de tudo o que ela invoca.

Como ponto fraco, tenho a assinalar o sogro de Jack, uma personagem estéreotipada e vulgar que vem de certo modo contradizer o espírito de todo o filme, assim como uma comicidade perfeitamente dispensável de algumas cenas...

De resto... uma excelente experiência cinematográfica, que vai aquecer o mais frio dos corações...

(e não é a toa que publiquei este comentário hoje... Feliz São Valentim!)

(8/10)

7 comentários

Comentar post

Siga-nos:

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.