Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban



2004
COM: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Gint, Gary Oldman entre outros...
REALIZADO POR : Alfonso Cuarón





Antes de mais, para os que ainda não sabem, eu nunca li nenhum livro deste milionário franchise, logo, a minha análise baseia-se exclusivamente naquilo que vi e ouvi durante as duas horas e meia que estive no cinema.

É verdade que a saída de Chris Columbus e a entrada de Alfonso Cuarón foi positiva para a saga, tanto a nível técnico (todo Hogwarts é agora bem mais negro e sinistro que antes), como ao nível da abordagem das personagens (finalmente aquele embaraçoso uniforme de feiticeiro foi substituido por roupas normais... ).

Mas o problema principal continua a ser a história. Talvez há quatro anos atrás, antes da febre do "Senhor dos Anéis", numa altura em que a obra superior de Tolkien, ainda não tinha chegado às massas, estas histórias pudessem parecer originais... mas hoje em dia são vulgaríssimas e extremamente lineares... (esta história pode-se resumir em "um feiticeiro muito mau, fugiu da prisão e quer matar o Harry Potter" ), já para não falar da falta de profundidade aparentada por algumas personagens secundárias.

Mesmo assim confesso que gostei do twist final, bem como de toda aquela sequência temporal, mas temos que admitir que não é nada que não tenha sido já visto (só faltava que aparecesse um certo cientista a conduzir um certo carro)...

Em relação ao três personagens principais, agora que vão crescendo, vai-se notando cada vez mais a diferença entre a qualidade das suas representações, sendo Radcliffe, para mim, o mais fraco dos três e Emma Watson a que deixa antever um futuro melhor nessa área.

Visualmente este filme é quase irrepreensível (mesmo que aqueles lobos me façam lembrar os do "Day After Tomorrow"), e o seu ambiente é no mínimo interessante, mas isso não é o suficiente para o tornar num filme indispensável para aqueles que não são fãs dos livros...

Que me perdoem os fãs...

(6/10)



NO OUVIDO:

Hermione : Is that really what my hair looks like from the back?

Ron : I'm warning you Hermione! You better keep that bloody beast of yours away from Scabbers or I'll turn it into a tea cozy!
Hermione : It's a cat, Ronald! What do you expect? It's in his nature.
Ron : A cat? Is that what they told you? It looks more like a pig with hair if you ask me.
Hermione : That's rich! Coming from the owner of that smelly old shoe brush. It's all right, Crookshanks, just ignore the mean little boy.

Harry : [apontando a varinha mágica ao mapa] I solemnly swear that I am up to no good.

Professor Lupin : Now repeat after me - without wands please - repeat after me, Riddikulus.
Class: Riddikulus!
Professor Lupin : And again
Class: Riddikulus!
Malfoy : This class is ridiculous.

Ron : What the bloody hell was that all about?

Malfoy : Ahh, come to watch the show?
Hermione : YOU FOUL, LOATHSOME, EVIL LITTLE COCKROACH!
[Hermione aponta a varinha ao Malfoy]
Ron : Hermione, no. He's not worth it.
[Hermione baixa a varinha mágica]
Ron : [Malfoy ri e Hermione dá-lhe um murro]
[Malfoy foge]
Hermione : That felt good.
Ron : Not good, Brilliant

Stan Shunpike : Welcome to the Knight Bus, emergency transport for the stranded witch or wizard. My name is Stan Shunpike and I will be your conductor this evening.

Sirius Black : Come out, come out, Peter! Come out, come out and play!

Sirius Black : The tail I can live with. But the fleas... They murder.

10 comentários

Comentar post