Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Rescue Dawn



"I love America. America gave me wings."


Uma das primeiras coisas que me agradou neste filme foi o facto de, apesar de se passar durante a malfadada guerra do Vietname, não estamos perante nenhuma espécie de filme político, recheado de ideais demagógicos

"Rescue Dawn" é uma obra essencialmente primitiva. Uma obra sobre a sobrevivência do ser humano, na sua forma mais básica. Se quiserem uma descrição deste filme, pensem num "Cast Away" meets "The Great Escape" e não ficarão muito longe da verdade.

Este filme conta a história de Dieter Dengler, um militar americano, nascido na Alemanha, que apaixonou (mantendo as distâncias, claro) Herzog. Aliás, a vida de Dieter já tinha servido de inspiração ao cineasta alemão quando em 1997 este realizou o documentário "Little Dieter Needs to Fly".

Christian Bale é o protagonista e como não poderia deixar de ser tem aqui mais uma das suas muitas grandes interpretações. Ao longo da película, Bale passa de um inocente aviador que está naquela guerra apenas pela simples paixão de voar, a um ser humano primitivo, visivelmente perturbado e obcecado pela esperança de conseguir fugir da prisão onde foi colocado.

Tanto a selva de Laos, como a prisão/campo de concentração, estão aqui reproduzidas uma forma verdadeiramente visceral. Herzog é o protótipo do realizador do passado. Nada de efeitos especiais pomposamente colocados para evitar que os actores sujem as mãos. Aqui tudo, incluindo as torturas, é assustadoramente (quase) real.

Para filmar, Herzog volta a contar com o seu amigo Peter Zeitlinger, que consegue reproduzir a selva de uma forma tão real que nos leva a lamentar genuinamente a situação em que o protagonista se viu envolvido.

Psicologicamente arrebatador e fisicamente esgotante, "Rescue Dawn" é uma obra que cumpre na perfeição tudo a que se propõe.

É um filme do passado, sobre um homem do passado, que trata de instintos universais como há muito não se via por essas salas fora.

(9/10) * * * * *

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Siga-nos:

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.