Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Os 10 piores filmes a ganhar o Óscar de "Melhor Filme"

A poucas horas de se saber quem vai ser o grande vencedor da edição 80 dos Óscares, decidi fazer uma pequena retrospectiva e nomear as 10 maiores injustiça que alguma vez foram anunciadas pela Academia, para perceber um pouco sobre os seus critérios.

Ou então não...

# 10 - "Forrest Gump" (1994)



Ok, para ser justo, este é um belo filme e mereceu totalmente o Óscar. Agora, e só por uma questão pessoal, não poderia deixar de colocar nesta lista o filme que derrotou essa obra intemporal denominada de "Pulp Fiction". E o Zemeckis que me perdoe.

Venceu: "Four Weddings and a Funeral", "Pulp Fiction", "Quiz Show", "The Shawshank Redemption"

# 9 - "How Green Was My Valley" (1941)



Mais um caso de um filme que está longe de ser um mau filme, mas que a história veio demonstrar não ser a escolha mais acertada. Este épico de John Ford é um bela e emocionante obra de qualidade superior. Mas não merecia derrotar o "Citizen Kane". Isso não...

Venceu: Dos 10 nomeados que enfrentou só vou destacar o "Citizen Kane". Se ele não estivesse lá seria um justo vencedor.

# 8- "Driving Miss Daisy" (1989)



É um filme simpático, disso não há dúvida. Simpático até de mais. Supostamente tenta dizer que o racismo é mau e que os judeus são um povo desgraçado. Mas existem uma dezena de outros filmes, que nem sequer foram nomeados, que o dizem melhor do que este. E de uma forma mais dinâmica também.

Venceu: "Dead Poet's Society", "Born on the Fourth of July", "Field of Dreams", "My Left Foot"

# 7 - "Around the World in 80 Days" (1956)



Um claro exemplo de um filme que envelheceu muito mal. É demasiado longo e o facto de se ter que levar com o Cantiflas (na sua versão mais irritante) durante esse tempo todo (três horas), não ajuda nada. Para além de ter 40 cameos, a grande maioria deles despropositados. Bem, pelo menos é melhor do que a versão do Jackie Chan...

Venceu: "Friendly Persuasion", "Giant", "The King and I", "The Ten Commandments".

# 6 - "Cavalcade" (1933)



No ano de "King Kong" o grande vencedor foi este "Cavalcade". Alguém se lembra dele? Bem me parecia.
É um filme aborrecido sobre duas famílias britânicas que testemunham os grandes eventos que ocorreram durante o início do século XX. Um documentário em forma de filme. E dos medíocres.

Venceu: Ainda é do tempo em que a categoria de melhor filme se chamava "Outstanding Production" e tinha 10 nomeados. Seja como for venceu sobretudo o "King Kong", que nem foi nomeado

# 5 - "Oliver!" (1968)



Um musical que embora não seja mau, nunca chega a superar a barreira que separa o bom da obra prima. Demasiado longo, com erros de continuidade flagrantes e representações exageradas.

Venceu: Este foi o ano de "2001: A Space Odyssey", "Rosemary's Baby", "Once Upon a Time in the West" e "Bullitt" e nenhum deles foi nomeado. Os outros nomeados foram "Funny Girl", "The Lion in Winter", "Rachel, Rachel" e "Romeo and Juliet"

# 4 - "Titanic" (1997)



O estrondoso sucesso que obteve na altura não deixava espaço para grande dúvidas. Se este filme não ganhasse então Academia seria linchada publicamente. Mas o que é certo é que é um filme que, para além de todo o aparato técnico, não tem muitos mais motivos de interesse. A não ser que queiram ver uma história de amor lamechas e o Di Caprio a morrer congelado.

Venceu: "As Good As It Gets", "The Full Monty", "Good Will Hunting", "L.A. Confidential"

# 3 - "Chicago" (2002)



Ainda era cedo de mais para a trilogia do anel ganhar um Óscar e quiseram aborrecer o Polanski. De resto não encontro mais nenhuma razão para este musicalzito ter ganho o Óscar. E já me fartei de pensar.

Venceu: "Gangs of New York", "The Hours", "The Lord of the Rings: The Two Towers", "The Pianist"

# 2 - "Shakespeare in Love" (1998)



Uma das mais recentes e memoráveis desgraças dos Óscares. Acho que nem é preciso dizer mais nada. O Spielberg ainda deve estar a tentar perceber o que aconteceu.

Venceu: "Elizabeth", "La vita è bella", "Saving Private Ryan", "The Thin Red Line"

# 1 - "Tom Jones" (1963)



Alguém me pode dizer porque é que esta espécie de episódio gigante do "Benny Hill" ganhou este ano? Acho que a maior gargalhada que o filme proporcionou foi a que se ouviu quando foi anunciado o vencedor.

Venceu: "America America", "Cleopatra", "How the West Was Won", "Lilies of the Field"

...

Agora fica a dúvida... será este mais um destes anos?

A resposta logo pela noitinha.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.