Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Sherlock Holmes: Lógica e explosões. O que poderia correr mal?

 
Sherlock Holmes de Guy Ricthie | 2009



Há uma técnica infalível que uso inconscientemente (ou nem tanto assim, ou não estaria aqui a falar dela) sempre que estou a pensar escrever sobre um filme e preciso de saber rapidamente se ele é bom ou mau (e como não vos quero chatear com cinzentos vamos pincelar os guilty pleasures de branco). Enquanto desço as escadas da sala de cinema, com os restos de pipocas alheias a estalar debaixo dos sapatos, pergunto-me em silêncio: seria capaz de ver isto outra vez amanhã? Acreditem que no ano passado poucos foram os filmes que receberam um "claro que sim" mais sincero do que este Sherlock Holmes.

Apesar de ser radicalmente diferente de todas as versões que adaptam a lendária criação de Conan Doyle, há na interpretação de Robert Downey Jr. uma proximidade assustadora à imagem mental que guardava de Sherlock Holmes que o torna no casting mais certeiro no que vai de milénio. Apesar da realização estridente - apanágio de Guy Ritchie - nunca duvidei que estivesse a assistir a uma aventura do detective de Baker Street.

É um filme de acção recheado de elementos steampunk, editado com a sofisticação caótica a que Ritchie nos habituou e admito que por vezes consegue ser bastante tonto. Mas não é em nenhum momento um filme estúpido e nunca chega a perder o norte. A acção é filmada com muita classe e o argumento tem a clareza e o sentido de humor necessários para transformar duas horas físicas em 15 minutos espirituais. Juntemos a isso uma dupla protagonistas que emana uma química surpreendente e um Mark Strong mais ameaçador que nunca e temos uma das experiências cinematográficas mais simpáticas do saudoso 2009.

 

Como diria um amigo meu: Guy Ritchie já nos deve duas sequelas. É bom que se apresse.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    J.B. Martins 05.01.2010

    Mas claro, convém sempre não escrever sobre o filme imediatamente depois de o ver. Tem que existir um periodo de reflexão. :)
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.