Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Domínio Público. 10 filmes que podem ser descarregados sem medos

A Internet, esse imenso deserto por explorar, está cheia de filmes que, pelas mais variadas razões, perderam os direitos de autor. Isso significa que podem ser descarregados, retalhados e alterados, sem que ninguém o possa evitar.

O Internet Archive é uma das maiores bases de dados de produtos de domínio público do planeta e está recheado destas pérolas.

Como sou vosso amigo, aqui ficam 10 sugestões imperdíveis que podem ser encontradas por lá.

Meet John Doe (1941)

Realizado por Frank Capra e protagonizado por Gary Cooper, Meet John Doe conta-nos a história de um jornalista desesperado que resolve inventar uma história para voltar a ser contratado. O plano resulta... bem demais. (ver online)

Santa Clause Conquers the Martians (1964)

Os marcianos raptam o Pai Natal porque não há ninguém em Marte que dê os presentes às crianças. É preciso dizer mais?

(ver online)

The 39 Steps (1935)

Apesar de ser um dos primeiros filmes de Hitchcock, estão já lá todos os elementos que o tornaram num dos maiores realizadores de todos os tempos.

(ver online)

Dick Tracy Meets Gruesome (1947)

Não tem o Warren Beatty, o Al Pacino ou a Madonna. Mas o Boris Karloff não se fica nada atrás.

(ver online)

The Phantom of the Opera (1925)

Para quem quiser conhecer a obra de Gaston Leroux sem os devaneios sinfónicos de Andrew Loyd Webber, nada melhor que darem uma vista de olhos a esta versão de 1925. Cinema mudo FTW!

(ver online)

House on Haunted Hill (1959)

A história é conhecida de todos: um indivíduo com ar de poucos amigos resolve convidar uma série de pessoas a passar uma noite numa casa cheia de fantasmas. Se sobreviverem ganham uma maquia considerável, se não sobreviverem... não sobrevivem. O primeiro filme de Vincent Price deste lista... mas não o único!

(ver online)

Night of the Living Dead (1968)

Agora chegou a altura em que vocês perguntam: mas este não é um dos famosos filmes do Romero? Como é que pode estar no domínio público? A resposta é simples, mas não tão glamourosa como possa parecer: Romero esqueceu-se de colocar o selo do Copyright nos créditos finais. Sim, pode ser tão simples quanto isso.

(ver online)

Plan 9 from Outer Space (1959)

A obra prima de Ed Wood não poderia faltar. Se não o levarem demasiado a sério, tem aqui uma fonte de divertimento assegurada e praticamente inesgotável.

(ver online)

The Last Man on Earth (1964)

A foi a primeira adaptação ao cinema do I am Legend de Richard Matheson e provavelmente a melhor. Afinal de contas tem o Vincent Price no papel principal. (o Charlton Heston e o Will Smith que me perdoem, mas é um facto)

(ver online)

White Zombie (1932)

E acabamos com o primeiro filme de zombies da era pré-Romero. Tem o Bela Lugosi num papel não vampírico. Só por isso já merece uma oportunidade.

(ver online)

16 comentários

Comentar post