Batman Begins

2005
COM: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson
REALIZADO POR: Christopher Nolan

Ok... os Batmans do Tim Burton eram do melhor... há 15 anos atrás. Porque... afinal quais eram as grandes referências a nível de super-heróis adaptados? O "Superman"? "Flash Gordon"?... Não era difícil Burton fazer melhor... Afinal de contas ele é um génio.
Mas os tempos mudaram. A concorrência agora é feroz. Os filmes de super-heróis evoluiram, e "Batman" estava a ficar para trás. (e atenção que quando falo de "Batman" estou a falar dos dois primeiros filmes... nem vou falar nas coisas que o Schumacher andou a fazer.)
Foi então que contrataram o Chris Nolan, um dos realizadores da brilhante geração Fincher e Singer, Christian Bale, um dos actores mais promisores e respeitados da actualidade e um elenco de estrelas daquelas que sabem mesmo representar (não daquelas que são fruto de Marketing e só servem para encher o cartaz).
O resultado foi aquela que na minha opinião é a melhor adaptação de um super-herói de sempre. Podem até não concordar, mas a verdade é que este filme encheu-me as medidas.
Tal como nos dois "Spider-man", este filme não é tanto um filme sobre o herói em si, mas mais sobre quem está dentro do fato. O Batman em si, não é quem mais importa. Quem importa é Bruce Wayne, e as razões que o levaram a vestir o fato de borracha (mas sem mamilos...). Todas as suas dúvidas, todos os seus medos, todas as suas motivações...
Para além disso, agora podemo-nos finalmente identificar com o mundo do Batman. Não é um mundo fantástico, com estátuas gigantescas, engenhocas surreais e personagens estranhas. Aqui tudo é real. Gotham já não é a aquela cidade fantástica que saiu da cabeça de Burton. É uma cidade perfeitamente normal... e isso é bom.
Em relação ao trabalho dos actores, acho que se houvesse um prémio para melhor casting, este filme deveria recebê-lo. Bale é o melhor Batman que se poderia encontrar, absolutamente perfeito... (até a sua mudança de voz quando está na pele de Batman). Se lhe juntar-mos as presenças de Michael Caine e Morgan Freeman, a estranha e interessante seriedade de Gary Oldman, a eloquência de Liam Neeson e o novato mas assustador Cillian Murphy, este torna-se no melhor e mais adequado elenco do ano.
66 anos depois, "Batman" chegou finalmente ao cinema em todo o seu esplendor e ... por culpa de todo um conjunto de factores como os argumentistas, os actores, os realizores (tudo muito técnico), podemos dizer que o futuro do "Batman" está assegurado.
(e aquele final é de deixar os fãs com água na boca...)
(9/10)
NO OUVIDO:
The Scarecrow: There is nothing to fear except fear itself.
Henri Ducard: Your parents' death was not your fault. It was your father's.
Earle: Didn't I fire you?
Lucius Fox: Yes, you did, Mr. Earle. But I got another job - yours.
Bruce Wayne: After Alfred pulls his curtains - bats are nocturnal!
Bruce Wayne: A grown man who runs around the city dressed as a bat clearly has issues.
Ra's al Ghul: Justice is balance. You burned down my home and left me for dead. Consider us even.
Carmine Falcone: So when did the nut take over the nuthouse?
Carmine Falcone: "Yeah, Doctor, it's terrible, the walls are closing in on me and blah blah blah...."
Bruce Wayne: I won't kill you, but I don't have to save you.
Bruce Wayne: Attention, everyone.
[bate no copo]
Bruce Wayne: I want to thank everyone for coming out and drinking up all my booze.
[risos dos convidados]
Bruce Wayne: My father never did have a shortage of freeloaders like you people, thank you. Also all you phoneys, all you…
[risos]
Bruce Wayne: two-faced friends, you sycophantic suck-ups who smile through your teeth at me, please, leave me in peace. Please go. Stop smiling, It's not a joke, please leave. The party's over. Get out.
Lt. James Gordon: There's this new guy who is involved in an armed robbery, double homicide, and has a tease for being theatrical like you. He even has his own calling card.
[dá ao Batman uma carta]
Batman: I'll look into it.