Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINEBLOG

CINEBLOG

Semana do Espanto: #6 - "Pontypool"

semanadoespanto6pontypool.jpg

Um locutor de rádio e a sua equipa de produção são obrigados a encurralar-se no estúdio. As notícias que chegam do exterior dão conta de um vírus mortal que começou a dizimar grande parte da população local. A coisa parece feia.

Surpreendentemente o responsável parece ser a língua, mais propriamente a língua inglesa. A única solução passa por anular o significado e subverter os significantes, o que transforma a luta contra o apocalipse zombie numa espécie de batalha semiótica.

Este é o ponto de partida de "Pontypool", um produto canadiano refrescantemente diferente, recheado de um terror cerebral e criativo que pode facilmente perder-se na tradução. É claustrofóbico sem deixar de ser universal, é assustador sem perder a lógica, é complexo sem deixar de ser simples.

Os ingredientes do género estão todos lá, embora o gore esteja reduzido a um par de cenas, mas a forma como são subvertidos e reinterpretados obriga qualquer amante do terror que se preze a pensar e a refletir sobre o género. E isso, só por si, já vale uma visualização.